quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

VAI UM CREPE AI ?! (COOKING)

Crepe de Queijo Minas e Presunto

(RECEITA E TEXTO DO http://traineedecozinheira.blogspot.com/)




Bem gente eu estou demorando muito para postar porque estou me dando um tempo, estou cheia de coisas para organizar, (como todo começo de ano) e fico lerda mesmo.
A receita de hoje é básica, um crepe caseiro muito bom para o lanche, e assim depois que inventei de fazer crepe em casa, meu marido, se acomodou e não quer mais comer na rua, muito bom né?! esperto ele!!

Ingredientes:
Massa: já tem no blog receita do livro Le Cordon Bleu (rende cerca de 12 crepes bem finos)
125g de farinha de trigo
1 colher (chá) de sal
2 ovos batidos
300ml de leite ou de leite com água

A frigideira do crepe é bem baixa, mas se você não tiver não tem problema.

Modo de fazer:

Peneire a farinha de trigo e o sal numa tigela, faça uma cova no centro e junte os ovos.
Vá batendo aos poucos poucos a farinha das laterais e despeje lentamente o leite até formar uma massa fina.
Se necessário passe pela peneira (uso sempre o fouet e não tenho problema).
Cubra e deixe descansar por 30 minutos ou durante a noite. Bata bem antes de usar.

Aqueça  a frigideira em fogo moderado, coloque uma bolinha de manteiga e quando espumar escorra o excesso, com uma concha coloque a massa espalhando rapidamente por toda a frigideira, com muita calma veja se a massa já está solta na frigideira e tente virar com aquele jeito de cozinheiro experiente, se cair junte e continue, quando virar a massa coloque o recheio bem no meio e vá virando coma ajuda de uma espátula, as beiras fazendo um pacotinho. Deixe dourar mais um pouco e voilá!! coma!!

Recheio: fica a critério de cada um, eu usei um bem básico.
Queijo Minas (em quadradinhos)
Presunto em quadradinhos
Tomates em quadradinhos
Sal, azeite, orégano.
Obs: Ops! esqueci de falar uma coisa bem legal que é misturar um pouco de requeijão ao recheio que deixa ele mais "liguento", quanto mais consistente o requeijão melhor.

Um comentário:

  1. Adorei essa receita, ja fiz e ficou realmente muito gostosa !!! Parabéns
    ass Silvana.

    ResponderExcluir